terça-feira, 26 de fevereiro de 2013


CENTRO EDUCASIONAL SÃO JOSÉ OPERÁRIO - CESJO
Vinte e cinco anos de providência 

A Congregação Pobres Servos da Divina Providência aportou em São Luis, capital do Estado do Maranhão, em 1983. No ano seguinte, deu inicio a atividade do Lar Calábria no centro da capital, São Luís, responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação de rua. Cinco anos depois, mais precisamente no dia 10 de fevereiro de 1988, foi inaugurado o Centro Educacional São José Operário, também conhecido popularmente como CESJO. Localizado no bairro Cidade Operária, periferia da Cidade de São Luis, o CESJO, completa este ano seu 25º aniversário de serviços prestados a comunidade, sendo Providência para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 
O bairro Cidade Operária é um conjunto habitacional construído na década de 1980 com 7.500 unidades. Porém, o bairro não parou nas casas construídas de forma planejada. Nos anos posteriores a sua inauguração, as ocupações avançaram de forma completamente desorganizada e hoje o bairro Cidade Operária e adjacência compreendem quarenta e seis vilas, totalizando um contingente de cerca de 250 mil habitantes. 
O Centro Educacional São José Operário foi a primeira escola do bairro da Cidade Operária. Nos dias atuais, ainda é a única escola que disponibiliza ensino regular e profissionalizante concomitantes. 
Na atualidade, além do Núcleo de Ensino, o CESJO oferece atividades no Núcleo de Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência e no Núcleo de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes. Sendo que até pouco tempo o acolhimento institucional de criança e adolescente estava ligado ao Lar Calábria. 
O Núcleo de Ensino do CESJO corresponde o setor de ensino regular e Educação de Jovens e Adultos, e ensino profissionalizante. No setor de ensino regular oferece 1.600 vagas para alunos em situação de vulnerabilidade social do ensino fundamental e médio e na Educação de Jovens e Adultos oferece 240 vagas, sendo que para estes alunos as aulas são no período noturno. No setor de ensino profissionalizante são oferecidos cursos na área de metal-mecânica, mecânica automotiva, padaria e confeitaria, auxiliar administrativo, informática, corte e costura, cabeleireiro, entre outros, possibilitando que mais de 800 alunos por ano possam ser capacitados para o mundo do trabalho. 
Em 2007, no impulso da reflexão da Campanha da Fraternidade, o CESJO deu início ao atendimento na área da pessoa com deficiência através do Projeto Ariane. Hoje o Núcleo de Habilitação e Reabilitação Ariane desenvolve atividade na área de reabilitação social, clinica e profissional. A inauguração do Ginásio Poliesportivo, em 2010, destinado a reabilitação deu ao projeto um grande impulso, e além do mais, foi um marco para a cidade na valorização das pessoas com deficiência. Graças ao empenho na defesa da cidadania das pessoas com deficiência, o CESJO, está preste a assinar convênio com o Município de São Luis para implantar o primeiro Centro-Dia de Referencia para Pessoa com Deficiência do Estado do Maranhão. Este projeto vai possibilitar que pessoas com deficiência e com alta dependência terão um espaço de acolhida onde poderão permanecer durante o dia todo. 
Enquanto que no Núcleo de Acolhimento Institucional de Criança e Adolescente são atendidas 24 crianças em modalidade de Casas Lares. As crianças que freqüentam as Casas Lares são as que mais se enquadram no perfil calabriano de assistência, por se tratarem de pessoas marginalizadas pelo efeito da pobreza e pelo abandono da família. Estas crianças são as verdadeiras “pérolas calabrianas”. 
Para continuar a servir as pessoas que mais precisam, nos tempos atuais, o Centro Educacional São José Operário precisava se atualizar, por isso, está passando por uma profunda reestruturação física, administrativa e filosófica sem, contudo, perder sua visão e missão. 
Nestes vinte e cinco anos desta missão, foram muitas as pessoas, religiosos e leigos, que gastaram suas vidas ou parte delas para que mais pessoas pudessem ter vida em abundância. Foram muitas as instituições públicas e privadas que aqui investiram e sonharam em contribuir na formação de um mundo melhor, mais humano, mais solidário e fraterno. Entre estas pessoas e estas instituições quero destacar a Fundação Dr. Marcelo Candia, instituição feita de pessoas sensíveis que sempre caminharam lado a lado com esta missão. Enfim, a exemplo de Dr. Marcelo, A Fundação sempre esteve presente, principalmente nos tempos difíceis como são os momentos de mudanças, oferecendo-se para ajudar sem ambição, mas somente com o desejo de ajudar os irmãos que precisam. 

Ir. Gedovar Nazzar - PSDP

Nenhum comentário: